Sindrome de burnout: O que é, quais os sintomas e tratamentos.
- Erika Cunha Pontes
- 13 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Desde o inicio do ano de 2022, a sindrome de Burnout ou sindrome do esgotamento profissional, se tornou doença ocupacional.

É um distúrbio emocional com sintomas de cansaço extremo, estresse e esgotamento físico, resultante do estresse crônico no ambiente de trabalho que não foi bem gerenciado. A principal causa é o excesso de atividades ou quando o indivíduo passa por situações de trabalhos desgastantes, ou seja, que requerem muita responsabilidade ou até mesmo excesso de pressões e cumprimento de metas. Por algum motivo essa pessoa não se vê capaz de realizar de maneira satisfatória suas funções, resultando em graves estados de ansiedade e depressão.
SINTOMAS

Cansaço excessivo, físico e mental
Dor de cabeça frequente
Alterações no apetite
Insônia
Dificuldade de concentração
Sentimentos de fracasso e insegurança
Sentimentos de derrota e desesperança
Sentimentos de incompetência
Irritabilidade
Isolamento
Fadiga

Tratamento
o Tratamento para a sidrome de Burnout ou do esgotamento emocional é basicamente com auxilio de terapia e em alguns casos, a depender da gravidade, o acompanhamento com médico psiquiatra para uso de medicamentos como ansiolíticos e antidepressivos.
Algumas medidas podem ser tomadas para prevenir a sidrome de burnout ou do esgotamento físico: defina um horário de trabalho em que possa se dedicar a práticas de atividades fisicas, participe de atividades de lazer com familia e amigos, evite contato com pessoas que potencializam seu ciclo de estresse, não se automedique e peça ajuda. Sinalizar que algo não está indo bem não é fraqueza.
Precisamos cuidar cada vez mais da nossa saúde mental!
Ainda ficou com alguma dúvida? Estamos aqui para ajudar




Comentários